Espaço Cultural

Criado com o propósito de abrigar obras mal acondicionadas estocadas no piso superior da Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa”, o Espaço Cultural Cidade do Livro, começou suas atividades em 23 de setembro de 2006 a partir da locação do prédio que, em 2007, foi adquirido definitivamente pela Prefeitura Municipal.

Espaço Cultural "Cidade do Livro"
Espaço Cultural “Cidade do Livro”

 O Espaço Cultural abriga o Setor de Obras Raras, Especiais e Únicas da Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” com obras desde o século XVI, arquivo pessoal (entre livros, manuscritos e objetos) de escritores nacionais consagrados e locais, entre eles o de Orígenes Lessa; o Centro de Documentação Histórica com acervo de jornais da cidade, fotos, plantas arquitetônicas entre outros documentos relativos a cidade de Lençóis Paulista. No piso térreo funciona a Biblioteca Infantil “Monteiro Lobato” que, originada em uma das salas da Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa”, ganhou espaço próprio.

O local tem o objetivo de guardar a memória da cidade, da região e do país. Acondicionando, preservando, restaurando e dando acesso aos documentos e às informações contidas nos diferentes materiais especiais dos acervos nele abrigados. Atender aos pesquisadores com serviços de consulta local, através de vários instrumentos de pesquisas para conhecimento do acervo, como catálogos, inventários e guias, além de serviços de digitalizações, promoção de eventos, oficinas, cursos na área de Memória, Patrimônio Histórico e Documentação que destaquem a história do município e de seus cidadãos, bem como organizar exposições periódicas com visitas livres e monitoradas.

Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286 – Centro – CEP: 18680-110
Fone: [14]3263-3123

E-mail: espacocultural@lencoispaulista.sp.gov.br