Sugestão de Leitura

A Causa Sagrada de Darwin

 

Neste livro extraordinário, Adrian Desmond e James Moore apresentam uma explicação completamente nova sobre a maneira pela qual Darwin chegou a sua famosa teoria da evolução, que atribui todas as formas de vida a um remoto ancestral comum. Darwin era um homem comprometido com a abolição da escravatura, em parte por causa das ideias profundamente a arraigadas em sua família. Era a sua “Causa Sagrada” e na sua base estava a crença em uma unidade racial humana. Desmond e Moore mostram como Darwin estendeu a todos os seres a ideia da fraternidade defendida também por aqueles que lutavam para abolir a escravidão, o que ajudou a construir a visão moderna da evolução.

Por meio de um formidável trabalho de investigação entre a correspondência familiar inédita, manuscritos e livros raros, os autores fundamentam uma tese interessante: na época de Darwin, os maiores apologistas da escravidão diziam que os negros e brancos se originaram como espécies separadas, sendo os brancos superiores. Os criacionistas também acreditavam que “o homem” era superior as outras espécies. Darwin repudiava essa arrogância; declarou que era “mais humilde e verdadeiro” ver os seres humanos “criados a partir dos animais”. Darwin deu a todos – negros e brancos, animais e plantas – uma origem comum, libertando-os das amarras criacionistas. Evolução, assim, significava emancipação.

A Causa Sagrada de Darwin restaura o humanismo do cientista, manchado por tentativas ateias de sujar sua reputação e por esforços criacionistas de desmoralizá-lo. Desmond e Moore dizem que só reconhecendo a herança cristã e abolicionista de Darwin podemos compreender realmente a mistura confusa de força pessoal, hesitação publica e radicalismo científico que o levou finalmente a publicar em 1871 A Origem do Homem e a Seleção Sexual. O resultado é um estudo memorável desse vitoriano ilustre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s