Projeto: “Para Ler os Clássicos”

Durante o ano de 2013, a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, irá desenvolver um projeto chamado “Para Ler os Clássicos”. Durante  uma reunião do Viagem Literária feita pelo SisEB, foi proposto aos representantes de bibliotecas de todo o estado, desenvolverem um projeto para a leitura dos clássicos. Em Lençóis Paulista, a bibliotecária Silviane Sanches, a funcionária Inês Joner e a coordenadora Marina Ronque, estão responsáveis pela criação e acompanhamento deste projeto.

O objetivo é despertar o interesse do leitor para os clássicos como uma outra alternativa para a leitura comercial. Movimentar e divulgar o acervo da Biblioteca, interagindo o público jovem com os apreciadores desse estilo e incentivar a leitura entre os funcionários da biblioteca.

Mas, por que ler os clássicos?

Os grandes textos da escrita universal permitem ao leitor descobrir mais sobre a alma, o mundo e os recursos estilísticos da língua. Além de caracterizar um estilo, nos permite relacionar com períodos históricos seus contextos e a cultura de um povo, por exemplo.

Só as obras bem escritas passam para a posteridade, tornam-se fonte de conhecimento – e não apenas de entretenimento – e, enfim, podem ser chamadas de clássicos. Seus autores são verdadeiros artistas. Eles conseguem organizar bem seus pensamentos, esculpem a língua com cuidado e estilo e põem em foco os principais conflitos da existência humana. Assim, ao experimentar as emoções de diversos personagens consagrados, o leitor busca respostas para a própria vida, compreende melhor o mundo e se torna um escritor mais criativo.

Um clássico rompe com o seu universo de expectativas. Ele pode ser retomado várias vezes, sempre apresentando um dado novo, uma perspectiva diferente e acompanha a maturidade de quem lê.

Como irá funcionar?

Foram escolhidos 10 títulos entre os clássicos da literatura brasileira e estrangeira, os funcionários da biblioteca passarão por um treinamento para atuarem como mediadores de leitura e durante 10 meses de 2013 será realizado uma roda de leitura, mediada por um funcionário, onde será discutida a obra e o autor.

Quem pode participar?

Jovens em idade escolar, adultos interessados em literatura ou leigos que tenham interesse em conhecer os clássicos da literatura brasileira e estrangeira. A população encontra os livros da listagem no acervo da biblioteca, podendo fazer o empréstimo do mesmo para participar desta mediação ou apenas acompanhar o encontro, que serão mensais e gratuitos.

 

Confira a listagem dos clássicos e a data a serem discutidos:

Listagem dos Clássicos a serem lidos

Listagem dos Clássicos a serem lidos e do mês que será o encontro

 

Mais informações: [14] 3263-6522 ou na recepção da Biblioteca.

VENHA PARTICIPAR!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s