Está no Ar ! A História do Rádio no Espaço Cultural

A Diretoria de Cultura, através do Espaço Cultural “Cidade do Livro”, inaugurou na quinta-feira passada, dia 15 de julho, a Exposição “No Ar: a História do Rádio”. A abertura oficial da exposição contou com o lançamento do livro ” A Magia do Rádio” do escritor Valdir Comegno e com a apresentação do Coral Zillo Lorenzetti. Comegno fez a palestra sobre sua obra e apresentou uma breve biografia de várias personalidades que fizeram a história do rádio.

A Exposição apresenta fotos das grandes estrelas que marcaram a trajetória do rádio no Brasil, mostra diversos rádios antigos, e conta com recursos multimídia apresentando gravações históricas. Os primórdios do rádio em Lençóis Paulista também é apresentado em uma linha do tempo inédita, comparando o contexto local com o Brasil e o Mundo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comegno

Valdir Comegno é natural da cidade de Bauru, São Paulo, onde concluiu o curso de magistério no Colégio Guedes de Azevedo, em 1958. Ainda em Bauru, como crítico de cinema, assinou por mais de dois anos a coluna “A Outra Cara de Hollywood”, no jornal Correio do Noroeste.

Professor secundário, formou-se como Geógrafo na Pontifica Universidade Católica de Campinas. Diplomou-se na Faculdade de Ciências e Letras Teresa Martin, na cidade de São Paulo, habilitando-se em Estudos Sociais, História, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política. Ministrou aulas em diversas escolas da capital paulista, aposentando-se na Escola Estadual Caetano de Campos, na Praça Roosevelt.

Autor teatral, foi vencedor do 1º Festival Estudantil de Teatro, Região de Vila Prudente, São Paulo, com a peça “Planeta Terra: 2274”. Estudioso e pesquisador de música brasileira, possui coleção de aproximadamente 15 mil registros fonográficos, com inúmeras raridades.

A Magia do Rádio

O livro “A Magia do Rádio” é o primeiro de Comegno que teve o sua segunda edição lançada oficialmente pela editora Instituto Memória, no dia 24 de maio de 2010, na Livraria Cultura no Conjuto Nacional de São Paulo. O livro foi revisto e atualizado, com 341 páginas.

A obra apresenta várias ilustrações, com fotos inéditas focalizando fatos e personagens marcantes na história do rádio no Brasil, desde a sua implantação na década de 20 até a década de 60, quando essa era artística entra em crise, com rígida censura imposta pelo regime militar, culminando com a intervenção da Rádio Nacional e com o fechamento da Rádio Mayrink Veiga.

Quem visitar a exposição também poderá adquirir o livro na recepção do Espaço Cultural.

A Exposição continua até o final de agosto. O Espaço Cultural “Cidade do Livro” está aberto para visitas de segunda à sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para agendamento de visitas, entre em contato através do telefone [14] 3263-3123.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s