ABRIL, mês de Aniversário da Cidade do Livro, presenteie sua cidade

Sábado, 24 de Abril será um dia de muita festa: o Dia da Doação ! E você é o nosso convidado especial !

 

Em 1961, na então pequena e modesta Lençóis Paulista, cidade do interior de São Paulo, um jornalista deu os primeiros passos para a construção de uma nobre história que mudou os rumos da cultura e memória daquela comunidade. Sem grandes pretensões, Zanderlite Durclec Verçosa implantou em um prédio improvisado a primeira Biblioteca Municipal de Lençóis que, mais tarde, com o apoio da prefeitura e do seu Patrono, o escritor Orígenes Lessa, conquistou um expressivo acervo de livros superando o número de lençoenses. Tal feito só foi possível devido à campanha de doação desenvolvida por Orígenes junto aos seus amigos escritores, além da participação da comunidade e daquelas pessoas que sabem da importância do livro para a construção de uma nação.

Durante meio século de história, a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa esteve presente na vida dos lençoenses despertando o interesse pela leitura através das gerações. Hoje, a BMOL possui mais de 100.000 livros, distribuídos em suas três ramais, na Biblioteca Infantil “Monteiro Lobato” e no Espaço Cultural “Cidade do Livro”, que representam uma média de 1,6 livros per capita, sendo assim considerado um dos mais importantes acervos do interior do país. O expressivo acervo, o zelo pela preservação do livros e pelo incentivo à leitura são preocupações constantes que reforçam o merecimento deste honroso título: Cidade do Livro.

Em 2010, a Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista inicia as comemorações dos 50 anos da BMOL com uma grande festa: o Dia da Doação. Com o objetivo de estimular a iniciativa em ter um acervo participativo, amplo e diversificado, a BMOL, para melhor atender a sua população e preservar a memória da cultura através do livro, conta com a participação de todos em um dia de muita celebração repleto de cultura.

O evento acontecerá no dia 24 de Abril, na Praça Comendador José Zillo, em frente à Biblioteca. Durante todo o dia a Biblioteca estará recebendo doações que poderão ser de livros autografados, de acervos particulares ou livros novos, (clique aqui para consultar os livros indicados para doação). O Dia da Doação contará com a participação de diversos grupos artísticos como o Coral Municipal, a Banda Experimental Jovem, o Conjunto PAN de Flauta Doce, o Grupo SAX LP, o Grupo Revirando LP, a Orquestra Municipal de Sopros e o grande show com banda Yellow River, que fechará o evento com chave de ouro executando os melhores hits que embalaram os Anos 60.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

– Tornar o espaço em um local vivo de relacionamentos e fomento cultural;

– Ampliar e diversificar o acervo para melhor atender os usuários;

– Manutenção do acervo;

– Preservar a memória da cultura através do livro;

– Estimular a iniciativa em ter um acervo participativo.

Clique aqui para consultar a Lista de livros indicados para Doação.

Informações: 14 3263-6522 | cidadedolivro@gmail.com

 

Participe ! A sua cidade conta com você !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s