Morre aos 95 o bibliófilo José Mindlin

O bibliófilo e empresário José Mindlin morreu na manhã de domingo (28), com falência múltipla de órgãos, no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Mindlin, que tinha 95 anos e era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), estava internado havia um mês.  O enterro aconteceu por volta das 16h20 do domingo, no Cemitério Israelita, na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo.

José Mindlin | 1914 - 2010O empresário foi velado no Albert Einstein, por onde passaram  políticos, como Gilberto Kassab, Marta Suplicy, José Serra, Fernando Henrique Cardoso e Eduardo Suplicy, entre outros. Estiveram ainda no velório o emprésário Celso Lafer, o maestro Júlio Medaglia e o rabino Henry Sobel. Todos destacaram a importância de Mindlin para a economia e cultura no Brasil. 

 

O bibliófilo era formado em direito pela Universidade de São Paulo e um apaixonado por livros. Em junho de 2009, ele doou sua biblioteca, a maior coleção particular de livros do Brasil, para a USP, transformando-a na biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Viúvo, o empresário deixa quatro filhos, 12 netos e 12 bisnetos.

Veja mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u700228.shtml

VISITA À JOSÉ MINDLIN

Em outubro do ano passado,  parte da equipe da Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista visitou a biblioteca particular de Mindlin e teve a oportunidade de conhecer de perto a simpatia e a paixão do bibliófilo pelos livros. Foi uma oportunidade única e encantadora. Confira algumas fotos.

O colecionador de livros já havia doado anteriormente alguns materiais para a Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” (BMOL) que atualmente estão inseridos no Museu Literário ” Padre João Amâncio da Costa Novaes”, localizado no piso superior da BMOL.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s